segunda-feira, 16 de maio de 2011

Adolescência

A adolescência é a passagem para a fase adulta. Uma passagem de longo período e de grandes transformações. É na adolescência que as meninas substituem suas marias-chiquinhas e bonecas, por quites de maquiagens e sandálias de salto, já os meninos, trocam seus bonequinhos e carrinhos por namoradinhas. Nesta fase começa a aparecer os primeiros amores, problemas, responsabilidades, as primeiras frustrações, adaptações, descobertas. É também nessa fase que aparecem as mudanças, de comportamentos, hábitos, gestos, gostos, valores, pensamentos, sentimentos, mudanças físicas, dentre outras.
É na adolescência que cada indivíduo começa a procurar a liberdade, querendo voar sozinho, se responsabilizando pelos próprios atos, mas não com as conseqüências, e independentemente de classe social, cor, religião ou de qualquer outra coisa, todos, sem exceção, passaram pela adolescência.
Esta fase para nós, adolescentes, é a fase em que odiamos tudo, e achamos que somos odiados por todos. Fase em que, é como se estivéssemos tendo o primeiro contato com o mundo, todas as descobertas e experiências passam a ser um caminho para o amadurecimento. Nesta fase nos apegamos muito fácil as pessoas, e por conseqüência, sofremos, por muitas vezes sermos rejeitados.
Se a adolescência não é a fase mais sensível de nossas vidas, ela é uma dessas fases.
Já para os pais, a adolescência é encarada como uma fase de rebeldia dos filhos.
Os filhos querem mesmo na adolescência, quebrar limites, traçar seus próprios caminhos, serem amados, adquirir conhecimento, autoconfiança. Então, tentar estagnar, ou por limites nos filhos, são tentativas sem sucesso.
Compreensão, não é a palavra que se encaixa na atitude dos pais para com os filhos, mas deveria, já que estes também já passaram por esta fase.
Em geral, a adolescência, nada mais é para ambos, (pais e filhos), um período complicado, onde os filhos sofrem diante de tantas mudanças e novidades, e os pais, por não aceitarem tais comportamentos dos filhos.

0 comentários:

Postar um comentário